PEDRO BIAL É

A FLORESTA

 

Eu sou a floresta. Eu sempre fui muito generosa, mas ainda assim vocês me destroem. Vocês se julgam tão espertos, e não fazem ideia do q​uanto eu​​​ sou necessária para sua sobrevivência.

 

Quais são as ameaças?

8,8 milhões de ha de florestas naturais são devastados a cada ano.

129 milhões de hectares de floresta desapareceram do planeta nos últimos 25 anos. Hoje, só restam 12,5% da Mata Atlântica e cerca de 20% da Floresta Amazônica já foi desmatada. Sem as florestas, perdemos serviços ambientais fundamentais para nossa sobrevivência, como água, conservação do solo, e regulação climática. A floresta também é responsável por garantir o meio de vida de diversas populações tradicionais, que dependem de seus rios para locomoção, e dos recursos ambientais para a sobrevivência. A biodiversidade do planeta depende das florestas, que são o habitat de milhares de espécies, muitas ainda desconhecidas pelo homem. 

 

12 milhões de hectares a serem restaurados até 2030.

Essa é a meta que o  governo brasileiro assumiu publicamente nas negociações da convenção de mudanças climáticas. Embora tenhamos feito avanços significativos no controle do desmatamento nos últimos anos, esse esforço de restauração florestal é fundamental para compensar parte das emissões de gases de efeito estufa geradas em anos de desmatamento desenfreado - quando o Brasil chegou a perder 29.059 km² de floresta amazônica em um único ano de 1995.

 

A falta de florestas gera a falta de água.

As florestas são fundamentais para a manutenção do ciclo da água na atmosfera - as árvores da Amazônia, por exemplo, produzem aproximadamente 20 bilhões de toneladas de água na atmosfera, diariamente. O desmatamento interrompe este ciclo hidrológico e remove a mata que protege as nascentes dos rios, comprometendo a sobrevivência de animais que dependem da floresta, e a qualidade da água que chega diariamente em nossas torneiras.

 

 

As soluções

​Nós, da Conservação Internacional, sabemos da importância das florestas para a garantia de água, alimento, estabilidade climática e dos meios de vida para muitas populações tradicionais e mesmo para quem não vive na floresta. Por isso, trabalhamos intensamente em projetos que visam a proteção das matas nativas e a recuperação de áreas degradadas de florestas, com foco na restauração ecológica e no uso ​​sustentável dos recursos florestais - para o bem-estar das populações humanas.

 

Compartilhe!

Espalhe a mensagem da natureza em suas redes sociais!

 

Seja um doador!

Quer nos ajudar a construir um planeta mais saudável e sustentável? Junte-se a nós!