Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável – SDSN BRASIL

 

A Sustainable Development Solutions Network (SDSN) foi lançada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon em 2012, com o objetivo de mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado no apoio de soluções para problemas de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a SDSN acelera o aprendizado conjunto e ajuda a superar a fragmentação do trabalho técnico e político, promovendo abordagens integradas para os desafios econômicos, sociais e ambientais que o mundo enfrenta. A Rede tem ainda um papel especial no aconselhamento à ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a seleção de indicadores para seu monitoramento.

A SDSN Global se desenvolve em 20 redes nacionais e regionais, e a SDSN Brasil é uma delas. Lançada em março de 2014, a rede brasileira tem foco no desenvolvimento sustentável urbano relacionado ao ODS 11 ("tornar as cidades e assentamentos humanos, seguros, resilientes e sustentáveis"). A CI-Brasil apoia a Rede desde a sua criação, sendo uma das quatro instituições coordenadoras. Atualmente a CI-Brasil atua na Secretaria Executiva e assume a Presidência do Comitê Executivo da Rede.

A CI-Brasil acredita que a SDSN Brasil é uma ferramenta importante para apoiar e dar visibilidade a projetos demonstrativos inovadores na região do Mega Rio, com potencial para serem amplificados para todo o país. Integrada às outras iniciativas da CI-Brasil, a Rede ainda será chave para a implementação dos ODS urbanos no Rio de Janeiro e em outras cidades.

 

Resultados esperados

  • Desenvolvimento de uma plataforma de conexão e parcerias entre as instituições e seus projetos;
  • Criação de indicadores para o monitoramento do ODS 11 adaptados ao contexto brasileiro;
  • Desenvolvimento e apoio a projetos nas áreas de inclusão, resiliência e conectividade.

Parcerias: Instituto Pereira Passos (IPP), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Governo do Estado do Rio de Janeiro, United Nations Development Program (UNDP), Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Fundação Roberto Marinho (FRM) e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).