THIAGO LACERDA É

A MONTANHA

 

Essas gigantes de flo​restas, água e vida são mais dinâmicos – e mais ameaçados – que você pode imaginar.​

 

Quais são as ameaças?

Desmatamento: 23% das florestas estão em áreas montanhosas.

Embora o desmatamento esteja normalmente associado a florestas tropicais, áreas montanhosas também vêm sendo destruídas para agricultura, mineração e extração de madeira. Nas montanhas do sudoeste da China, por exemplo, restam apenas 8% da floresta original. Quando a cobertura florestal é perdida, aumenta a erosão e o carreamento do solo, levando a deslizamentos, avalanches e inundações. Assim como nas vegetações tropicais, as florestas de montanha armazenam altas quantidades de carbono – sua perda contribui para as mudanças climáticas.

 

Insegurança alimentar: 329 milhões de habitantes das montanhas enfrentam a fome.

A neve que cobre o pico das montanhas mais altas está derretendo em taxas cada vez mais elevadas, ameaçando as plantas e animais dos quais os habitantes das montanhas dependem para sobreviver – estes que estão entre os grupos humanos mais pobres do mundo. O número de pessoas vivendo em áreas montanhosas em países em desenvolvimento que enfrentam insegurança alimentar cresceu 30% entre 2000 e 2012, de 253 milhões para quase 329 milhões. Isso significa que 1 em cada 3 pessoas que vive em áreas montanhosas – urbanas e rurais – enfrentam a fome e a desnutrição, muito mais que a média global de 1 em cada 9.

 

Escassez de água: 60% da água doce vêm das montanhas.

Praticamente todos os grandes rios do planeta nascem nas montanhas, onde a água é capturada da atmosfera e alimenta os córregos e riachos. Mais da metade da população mundial depende das águas que correm das montanhas para beber, lavar, irrigar, gerar energia, viabilizar processos industriais e se locomover. Em alguns casos, uma única montanha pode suprir água para milhões: no leste da África, por exemplo, o Monte Quênia é a única fonte de água para mais de 7 milhões de pessoas. As mudanças climáticas estão provocando o derretimento acelerado de muitos topos de montanhas, o que pode levar à escassez hídrica no futuro.

 

 

As soluç​ões

Ao longo dos últimos 30 anos, a Conservação Internacional ajudou a proteger os lugares mais críticos para a saúde da natureza e todos os seus benefícios. Isso inclui a​mbientes montanhosos, das tundras alpinas da Colômbia às remotas Montanhas Cardamomo no Camboja, que proveem água para milhões de pessoas. Por meio de pesquisa, financiamento e parcerias com comunidades, a CI impulsiona políticas nacionais e globais que contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas e seus impactos nos ambientes montanhosos – e nas pessoas que deles dependem.

 

© Adriano Gambarini

Proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável no Amapá e Calha Norte Paraense

O estado do Amapá e a região da Calha Norte do Rio Amazonas, no estado do Pará são áreas são áreas de extrema importância para a conservação e desenvolvimento sustentável do Escudo das Guyanas, pelo seu elevado grau de endemismo de espécies, biodiversidade conservada e baixos índices de desenvolvimento humano.

 

 

Compartilhe!

Espalhe a mensagem da natureza em suas redes sociais!

 

Seja um doador!

Quer nos ajudar a construir um planeta mais saudável e sustentável? Junte-se a nós!