JULIANA PAES É

A FLOR

 

Singela, delicada, e muito bela: assim é a Flor. Se engana quem acha que ela é apenas mais um “rostinho bonito.” Nós dependemos muito mais dela do que imaginamos.

 

Qual a Importância das Flores?

São responsáveis pela reprodução das plantas

Mais de 80% de todas as espécies de plantas com flores e aproximadamente ⅔ dos cultivos agrícolas do mundo dependem de agentes polinizadores. Serviços de polinização são fornecidos tanto pela natureza, principalmente abelhas, mas também muitas borboletas, mariposas, moscas, besouros e vespas, além de outros invertebrados, aves e mamíferos, como pela gestão comercial de espécies de abelhas.

 

Elas dependem dos agentes polinizadores

Aproximadamente dois terços dos cultivos ao redor do mundo necessitam de assistência para a polinização de suas flores. Polinizadores também são essenciais para a manutenção de populações de plantas em todo o mundo. Das cerca de 240 mil espécies de plantas com os polinizadores conhecidos, quase 220 mil são polinizadas pelos animais e as demais dependem da água ou do vento.

 

Seus maiores inimigos são os inseticidas

Inseticidas utilizados para matar as pragas agrícolas também matam os agentes polinizadores. Embora seja difícil atribuir um valor monetário dos serviços prestados por todos os polinizadores, não é difícil imaginar um mundo sem essas criaturas. Sem flores, haveria escassez de alimentos, e a sobrevivência dos seres humanos seria quase impossível. Até o momento, não existe solução tecnológica que substituiria a polinização natural. Como os agentes polinizadores dependem de plantas nativas e seus habitats para viver e se alimentar, é preciso garantir a existência das flores, se quisermos continuar mantendo os cultivos agrícolas das quais nós dependemos para sobreviver.

 

Disponibilidade permanente de alimentos

As flores fornecem um estoque permanente de comida para os agentespolinizadores. Muitos polinizadores, como pássaros, morcegos e borboletas, migram longas distâncias e dependem de flores que produzem néctar para se alimentar durante estas viagens. Ao mesmo tempo, as plantas nativas ao longo dessas rotas de migração requerem o auxílio de polinizadores para aumentar a produção de sementes. É um grande ciclo que depende de vários agentes e no final do processo traz alimento para nossa mesa.

 

 

O Que Fazemos a Respeito?

Nós, da Conservação Internacional, acreditamos que um mundo com flores é um mundo mais saudável, sustentável, e muito mais belo! Por isso, trabalhamos em projetos de reflorestamento, e de garantia da alimentação sustentável. A flor é só o começo de um grande ciclo que traz água e alimento para os seres vivos. Ela depende de água, das florestas, dos agentes polinizadores e de outros serviços ambientais que só a natureza pode proporcionar. E esse é o nosso papel: conservar a natureza e manter o bem-estar humano.

 

Semeando Águas no Paraguaçu

A bacia hidrográfica do Paraguaçu é uma das mais importantes para o estado da Bahia, sendo fundamental para o abastecimento de água da região metropolitana de Salvador. Mais de 3 milhões de pessoas dependem das águas deste rio, cuja bacia se estende por mais de 55 mil km2, abrangendo 86 municípios e 10% do território do estado. O Paraguaçu tem suas nascentes em áreas de Caatinga, Campos de Altitude e encraves de Mata Atlântica na Chapada Diamantina. Das nascentes até a foz, na Baía de Todos os Santos, o rio percorre 600 km, cruzando uma região com alta diversidade social, cultural e ecológica.

Paisagens Agrícolas Sustentáveis

As atividades agrícolas e a pecuária dependem dos serviços que são fornecidos pela natureza, como disponibilidade de água, solo fértil, presença de polinizadores, clima estável, entre outros. Ao mesmo tempo, essas atividades também impactam fortemente os ecossistemas e os recursos naturais dos quais tanto dependem. Mas como conciliar a grande vocação brasileira para a agricultura e a proteção dos serviços ambientais vitais para a própria produção agrícola?

Compartilhe!

Espalhe a mensagem da natureza em suas redes sociais!

 

Seja um doador!

Quer nos ajudar a construir um planeta mais saudável e sustentável? Junte-se a nós!