ASL Brasil

Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia

 

 

 

O projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes / ASL) reconhece​ que a Amazônia pode ser conservada por esforços conjuntos e integrados. As unidades de conservação e as áreas privadas têm papel fundamental no desenvolvimento sustentável da região e na redução do desmatamento, essenciais para a manutenção dos serviços que a natureza fornece para a sociedade brasileira e mundial.

Por meio desta abordagem integrada de iniciativas inovadoras, buscamos fortalecer governos subnacionais na Amazônia gerando uma economia próspera com base na conservação da floresta e compartilhando e fortalecendo a cooperação regional entre os principais parceiros envolvidos para a proteção da biodiversidade e todos os serviços que a Amazônia oferece para as pessoas.

 

Objetivo

Promovendo a gestão integrada de paisagens por meio da conservação, uso sustentável e recuperação dos ecossistemas

 

Componentes

1

Sistema de Áreas Protegidas da Amazônia

Esse componente é uma continuidade do Programa ARPA e possui três focos principais de atuação: Criação de novas áreas protegidas, consolidação das áreas protegidas já existentes e criação de mecanismos para sustentabilidade financeira a longo prazo. Esse componente contribuirá ainda para a conclusão do processo de capitalização do Fundo de Transição, consolidando a estratégia de transição do financiamento de áreas protegidas baseado em doações internacionais para o financiamento integral por meio de recursos públicos, de forma planejada, organizada e no longo prazo.

 

2

Gestão Integrada da Paisagem

Esse componente tem como principal objetivo o manejo integrado de paisagens visando a promoção da conectividade e a formação de corredores ecológicos, atuando de modo especial no entorno das UCs. Dentre as principais linhas de ação estão a estruturação de arranjos inovadores para a gestão integrada das Unidades de Conservação, o desenvolvimento de cadeias de valor relacionadas a biodiversidade, o fortalecimento do setor de produção de sementes e mudas de espécies nativas e o setor de extensão rural voltado para o manejo/recuperação de áreas protegidas privadas e públicas, a restauração de áreas degradadas com espécies nativas, o apoio a utilização de práticas agrícolas sustentáveis.

 

3

Políticas Públicas e Planos para a Proteção e Recuperação da Vegetação Nativa

Esse componente tem como principal objetivo o fortalecimento de políticas públicas, planos e ações voltados à proteção e recuperação da vegetação nativa, assim como a gestão das florestas e sua integração em paisagens sustentáveis. Dentre as principais linhas de ação estão o apoio à implementação da Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei n° 12.651/2012) objetivando a análise dos CARs e a implementação dos PRAs, o monitoramento da recuperação da vegetação nativa, o fomento a políticas que promovam a cadeia produtiva do manejo/recuperação da vegetação nativa, o apoio à implementação da concessão florestal.

 

4

Coordenação de Projetos, Capacitação e Cooperação Regional

Esse componente visa promover a capacitação e cooperação regional (Brasil, Colômbia e Peru) nas diferentes temáticas de interesse do projeto, apoiando o intercâmbio entre países e melhorando as capacidades nacionais. Também tem por objetivo garantir a articulação institucional do projeto internamente, dinamizando a relação entre os diversos atores envolvidos no país e garantindo o funcionamento e a boa gestão do projeto.

 

Principais objetivos do projeto em números

  • Aprimorar a gestão de 60 milhões de hectares e criar 3 milhões de hectares em Áreas Protegidas da Amazônia
  • Promover práticas sustentáveis em 5,92 milhões de hectares em áreas protegidas e propriedades rurais
  • Promover a restauração florestal de 28 mil hectares
  • Promover a concessão florestal em 1,4 milhão de hectares
  • Apoiar a adequação ambiental de pelo menos 27 mil propriedades rurais

 

A iniciativa de trabalhar a temática das paisagens sustentáveis faz parte do programa regional voltado especificamente para a Amazônia, envolvendo Brasil, Colômbia e Peru. O Banco Mundial é a agência implementadora do programa.

No Brasil, o projeto é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade, em parceria com os Órgãos Estaduais de Meio Ambiente dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, com os órgãos federais que atuam nas temáticas do projeto, como o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A iniciativa conta com o Funbio como entidade executora do componente 1 e a Conservação Internacional dos componentes 2, 3 e 4.

O GEF é um financiador público de projetos para conservação da natureza. Reúne 183 países em parceria com instituições internacionais, organizações da sociedade civil e o setor privado. O GEF direciona o financiamento por meio de agências, que são responsáveis por auxiliar governos e organizações sem fins lucrativos elegíveis para desenvolver, implementar e gerir os projetos da iniciativa.

Custo total do projeto: U$ 60 milhões.

Agência implementadora: Banco Mundial

Agências Executoras:

  • Funbio (componente 1 – ARPA)
  • Conservação Internacional - CI-Brasil (componentes 2, 3 e 4)​

​A CI-Brasil irá executar três componentes desta iniciativa: a Gestão Integrada da Paisagem; Políticas Voltadas para Paisagens Produtivas Sustentáveis e Recuperação da Vegetação Nativa; Capacitação e Cooperação Regional.​

 

Conheça mais sobre o ASL Brasil

Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia

 

Oportunidades

A Conservação Internacional convida pessoas físicas e instituições a apresentarem propostas para aquisições e contratações do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia - ASL

 

Documentos do Projeto

Notícias e Eventos

Seminário sobre Restauração de Paisagens Florestais na Amazônia

out 22, 2019, 11:04 by User Not Found

Com a atenção do mundo voltada para a Amazônia, torna-se fundamental discutir a importância das florestas para o desenvolvimento local e para o cumprimento de compromissos globais relacionadas à crise climática.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período 2021-2030 como a Década da ONU sobre Restauração de Ecossistemas. Trata-se de uma oportunidade única para a criação de empregos, a segurança alimentar e o enfrentamento da mudança climática também através dessa agenda.

A Aliança pela Restauração na Amazônia defende o papel estratégico da restauração de paisagens florestais como alternativa para geração de emprego e renda na região, sem comprometer a funcionalidade e produtividade dos ecossistemas naturais.

Por meio de seus membros e grupos de trabalho, a Aliança pela Restauração na Amazônia atua para fornecer subsídios técnicos para a consolidação de um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

Nesse contexto, no próximo dia 31 de outubro, no Parque Zoobotânico, Museu Emílio Goeldi, será realizado o “Seminário sobre Restauração de Paisagens Florestais na Amazônia”, com objetivo de apresentar e discutir com parceiros estratégicos de diversos setores e o amplo público alternativas para conciliar a restauração e conservação de paisagens florestais com o desenvolvimento em escala local e subnacional.

“Será um momento oportuno para debater desafios e oportunidades para dar escala a restauração de paisagens florestais na Amazônia e fortalecer a Aliança como um fórum estratégico de debates para o desenvolvimento dos estados do bioma Amazônico”, menciona Miguel Moraes, Diretor Sênior de Programas da Conservação Internacional e coordenador da Secretaria Executiva da Aliança.

O Seminário sobre Restauração de Paisagens Florestais na Amazônia, que antecederá a reunião anual da Assembleia Geral da Aliança pela Restauração na Amazônia (dia 1 de novembro), contará com dois grandes painéis com palestrantes de diferentes setores que abordarão os desafios, as oportunidades e as estratégias para o desenvolvimento da agenda de restauração de paisagens no bioma.

O seminário é aberto ao público e a programação pode ser acessada pelo link abaixo www.aliancaamazonia.org.br/seminario

Evento: Seminário sobre Restauração de Paisagens Florestais na Amazônia

Local: auditório do Parque Zoobotânico, Museu Emílio Goeldi

Data: 31 de outubro

Horário: 13h às 18

Inscrição: gratuito com inscrição no site www.aliancaamazonia.org.br/seminario

Contato: Karol Marques – Secretaria Executiva da Aliança pela Restauração na Amazônia

(91) 99210-8085 – kmarques@conservation.org

ENTRE EM CONTATO:

  • EQUIPE DE COMUNICAÇÃO - aslcomunicacaobr@conservation.org
  • GERAL - aslbr@conservation.org

MSQ - MECANISMO DE SUGESTÕES E QUEIXAS:

 

 

blank space