Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica


Preocupada com falta de informação sobre biodiversidade em muitos países, a Conservação Internacional criou em 1999 o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade, com o intuito de inspirar e fomentar a produção de artigos sobre o meio ambiente. O concurso começou como um projeto piloto e se expandiu rapidamente para América Latina.


No Brasil, por meio da Aliança para a Conservação da Mata AtlânticaNo Brasil, a CI-Brasil promoveu o prêmio em parceria com a organização não-governamental SOS Mata Atlântica. Com o objetivo de promover o jornalismo ambiental no Brasil, fomentar a produção de reportagens sobre o bioma Mata Atlântica e reconhecer a excelência profissional de jornalistas que cobrem temas ambientais, foi criado em 1999 o Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica.


Na primeira década do Prêmio no Brasil, foram analisadas um total de 1094 reportagens, inscritas por jornalistas de veículos impressos, TV e internet.  Os jornalistas premiados puderam usufruir de importantes encontros internacionais que tratavam de temas ambientais – e aproveitaram a oportunidade para abrir novos horizontes e obter novos conhecimentos.


Ao todo, já foram realizadas 13 edições do prêmio, que elege as melhores reportagens nas categorias impresso, TV e internet. Agricultura sustentável, água, ecoturismo e educação ambiental são alguns dos temas elegíveis.


Para saber mais, acesse o site do Prêmio: http://www.premioreportagem.org.br/