Workshop visa gestão efetiva da Bacia do Rio Araguari (AP)

Evento reunirá representantes dos três setores para compartilhar informações com o intuito de propor desenvolvimento socioambiental sustentável da região

Macapá, 30 de outubro de 2013 —

Amanhã (31/10) acontecerá em Macapá um Mini Workshop sobre a bacia do Rio Araguari (AP), organizado pela Conservação Internacional (CI-Brasil) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) com o intuito de reunir insumos para subsidiar e orientar a construção e a implementação de programas para o desenvolvimento socioambiental sustentável na região.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), a bacia do Rio Araguari possui 361 nascentes que beneficiam diretamente 10 municípios. As Unidades de Conservação da região protegem mais de 70% dessas nascentes, que têm papel crítico na provisão de serviços ambientais. De acordo com o planejamento do setor elétrico (Plano Decenal 2010-2020), o Amapá será um dos estados da Amazônia mais afetados por empreendimentos hidrelétricos e a bacia do rio Araguari é a que vem recebendo maior pressão no estado. A região é ainda alvo de outras atividades produtivas de intenso impacto ambiental, como agropecuária, mineração e reflorestamento de espécies de aproveitamento para celulose.

Embora se tenha conhecimento de alguns usos da bacia do rio Araguari, há uma grande lacuna de informações disponíveis a respeito da área. Os dados existentes estão dispersos em instituições de pesquisa, empresas e órgãos governamentais e, para a proposição de políticas e ações efetivas para a gestão da bacia, torna-se necessário reunir essas informações e identificar as lacunas. Neste sentido, o Mini Workshop tem como objetivos apresentar um estudo que será desenvolvido na região do Rio Araguari, levantar informações atualizadas sobre trabalhos e atividades técnico-científicas que foram e vêm sendo desenvolvidas na bacia, além de coletar a percepção de atores que trabalham e moram na região sobre sua gestão e conservação.

Serviço

Data: Quinta-feira, 31 de outubro de 2013  
Horário: 09 às 18h
Local: auditório térreo do prédio da Reitoria da Unifap

Para mais informações: 
Felipe Veluk Gutierrez - Gerente de Projetos do Amapá -  (96) 3223-7099 – fgutierrez@conservacao.org