Rodrigo Santoro é o Oceano na campanha “A Natureza está Falando”

 
O ator Rodrigo Santoro  "interpreta” o “Oceano”, no terceiro filme da campanha “A Natureza está Falando”, criada pela organização ambiental Conservação Internacional (CI-Brasil). Os filmes dão voz a elementos da natureza, que, em primeira pessoa, conversam com a sociedade, nos convidando a refletir sobre como a ação do homem tem alterado o meio ambiente e como ela, a natureza, seguirá evoluindo - com ou sem a presença dos seres humanos.
De maneira desafiadora, o Oceano avisa que “Se a saúde da natureza não for conservada, os humanos não irão sobreviver. Simples assim.” A ideia é sensibilizar a sociedade para uma mudança consciente de atitude, enquanto há tempo de se construir uma sociedade mais saudável e sustentável, onde as gerações atuais e futuras possam viver com bem-estar. Assista aqui.

Atualmente os oceanos ocupam 70% da superfície do planeta Terra, mas a pesca predatória, que retira do meio ambiente, mais do que ele consegue repor, diminuindo a população de peixes, a matança dos recifes de coral e a poluição dos mares contribuem para o surgimento de zonas mortas nas águas costeiras – áreas tão poluídas que nenhum animal consegue sobreviver – como a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e a Baía de Vitória, no Espírito Santo.

O ator, que se engajou totalmente à causa enfatiza que “É um prazer participar dessa campanha porque entendo que é uma necessidade absoluta. Preservar é defender, proteger de algum dano futuro e o futuro e daqui a pouco. A única forma de cuidar do futuro e da preservação do meio ambiente é agirmos agora”.

Santoro exerce o papel na campanha brasileira que foi interpretado pelo ator Harrison Ford na versão lançada nos Estados Unidos. A campanha global foi criada pelo chairman da agência de publicidade MAL/TBWA, Lee Clow, e aqui no Brasil pela TBWA/Lew’Lara, em parceria com a Media Arts Lab. Maria Bethânia e Maitê Proença  emprestaram  a voz, respectivamente, aos filmes “Mãe Natureza” e “ Água”. Ao todo serão sete filmes, lançados a cada duas semanas no hotsite anaturezaestafalando.org.br e nas redes sociais da CI-Brasil.

Além de Bethânia, Maitê Proença e Rodrigo Santoro, participam  da campanha Juliana Paes, Max Fercondini, Gilberto Gil e Pedro Bial, dando voz aos filmes-curtos brasileiros que ainda serão lançados. A versão americana da campanha contou com artistas Hollywoodianos de peso como: Penélope Cruz, Lupita Nyong'o, Harrison Ford, Edward Norton, Robert Redford, Julia Roberts, Ian Somerhalder e Kevin Spacey.

A Conservação Internacional (CI-Brasil), organização ambiental brasileira que atua no país há 27 anos, faz parte de uma rede internacional presente em mais de 30 países e com foco na promoção do bem-estar humano por meio da conservação dos recursos naturais. (www.conservacao.org.br).