Fórum discute a implantação do Objetivo Urbano no Brasil

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) adotado pela Organização das Nações Unidas, com foco em cidades e comunidades sustentáveis é foco no debate sobre as soluções para tornar as cidades mais inclusivas, resilientes e conectadas

 

A SDSN Brasil (Sustainable Development Solutions Network – Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável) realizará, no próximo dia 24, o seu Fórum Nacional que acontece anualmente. O tema será "ODS 11+: A implementação da pauta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Urbano no Brasil – avanços e soluções". O evento será realizado na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, das 9h às 17h, com o objetivo de promover o debate sobre a transformação urbana sustentável entre membros que compõem a Rede e representantes da sociedade civil e do poder público.

"A rede SDSN Brasil apresenta uma oportunidade de a sociedade se engajar e trabalhar em conjunto, para enfrentar os imensos desafios que nossas cidades já enfrentam e que deverão se tornar ainda mais complexos nos próximos anos, com as mudanças climáticas e a contínua tendência de urbanização do país. O ODS 11 direciona a SDSN Brasil a catalisar toda a pujança cultural, econômica e financeira das regiões metropolitanas para fundamentar o avanço em escala global. Nossa rede no Brasil já tem parceiros e pensamento com potencial de abrir o caminho. E já começamos a transformar esse potencial em realização", ressalta Marco Simões, conselheiro e diretor executivo da SDSN Brasil.

Ao total, são 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU, que tratam de temas como a erradicação da pobreza, igualdade de gênero e redução da desigualdade. É neste contexto que o Fórum da SDSN Brasil apoia a discussão sobre a agenda de implementação do ODS 11 nas áreas urbanas no Brasil e funciona como conector dos diversos setores da sociedade em torno de um debate transversal sobre transformação urbana positiva, reforçando a rede SDSN Brasil ao identificar os principais pontos de interesse.

A mesa de abertura do evento contará com as lideranças da rede em nível nacional e internacionale contará com uma palestra inspiradora do economista, ambientalista e atual presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman.  O Fórum contará com roda de conversa intersetoriais, além do pré lançamento do estudo do legado Olímpico e ODS e avanços do projeto de governança metropolitana realizado pela SDSN Brasil em parceria com a Agência de Cooperação Alemã GIZ e a Casa Fluminense. Serão realizadas oficinas temáticas sobre diversos temas co-relatos ao ODS 11.

Participam presencialmente do Fórum os convidados da rede SDSN Brasil, mas todas as palestras e debates serão transmitidos ao vivo na página da SDSN Brasil no Facebook: https://www.facebook.com/SDSNBrasil.


Sobre a SDSN Brasil

Lançada em março de 2014, a SDSN Brasil é uma rede de organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e públicas e empresas privadas. Seu principal objetivo é apresentar soluções para o desenvolvimento urbano sustentável, com foco na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) das Nações Unidas. O trabalho da Rede inicia-se pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para, no médio prazo, expandir-se nacionalmente. A SDSN Brasil será chave para a implementação deste objetivo urbano num esforço de rede, cujas metas e indicadores ajudarão a direcionar o seu trabalho. A rede SDSN Brasil conta com 43 instituições membro e está presente em diversos espaços de atuação e debate sobre desenvolvimento urbano sustentável. A secretaria executiva da rede está sob responsabilidade da Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil). Mais informações: www.sdsnbrasil.org.br


Sobre a SDSN Global – A Sustainable Development Solutions Network (SDSN) foi criada em 2012, pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado no apoio de soluções para problemas de desenvolvimento sustentável em escalas locais, nacionais e globais. A SDSN acelera o aprendizado conjunto e tem como objetivo ajudar a superar a fragmentação do trabalho técnico e político, promovendo abordagens integradas para os desafios econômicos, sociais e ambientais que o mundo enfrenta. Mais informações: www.unsdsn.org


Confira a programação completa do Fórum Nacional da SDSN Brasil:

Quinta-feira, 24 de novembro

9h às 9h15            Credenciamento e café de abertura

 

9h15 às 9h45      Abertura e Lançamento: Legado Olímpico e ODS.

Marco Simões - conselheiro e diretor executivo da SDSN Brasil

Holger Kuhle - GIZ e SDSN Global

Virgilio Viana – Fundação Amazonas Sustentável

Rodrigo Medeiros - chair da SDSN Brasil e vice-presidente da CI-Brasil

 

9h45 às 10h         Legado Olímpico e ODS: apresentação

 

10h às 10h30      Plenária: ODS 11 + - Aspásia Camargo

 

10h30 às 10h45  Coffee break

 

10h45 às 12h40 Roda de conversa: agenda 2030, onde estamos? – perspectivas intersetoriais

Moderador: Rodrigo Medeiros (chair da SDSN Brasil e vice-presidente da CI-Brasil)

Pedro Spadale, subsecretário de Relações Internacionais - Governo do Estado Rio de Janeiro

Luiz Felipe Guanaes: diretor do NIMA - PUC-RIO

Alain Grimard: oficial internacional - ONU Habitat

Ana Carolina Szklo: gerente sênior de planejamento e assessoria técnica da CEBDS

Helio Mattar: diretor presidente do Instituto Akatu

Georgia Pessoa - Fundação Roberto Marinho

Luiz Firmino – Câmara Metropolitana de Integração Governamental

 

12h40 às 13h      Solutions Initiative – Governança Metropolitana / Cidades Sustentáveis

Emily Hosek (GIZ) e Igor Pantoja (Casa Fluminense)

 
13h às 14h30 Almoço livre

 

14h30 às 16h30 Oficinas de discussão - desafios, oportunidades e soluções em rede – Open space / World Cafe

- Educomunicação – informação, educação, divulgação e capacitação para a agenda 2030.

Liderança: Flávia Rocha (UFRRJ)

 

- Métricas e indicadores – como medir e como localizar os indicadores para a transformação.

Liderança: Andrea Pullici e Gabrielle Guimarâes (Instituto Pereira Passos e Prefeitura do Rio de Janeiro)

 

- Governança do desenvolvimento sustentável – novos modelos e paradigmas e a escala metropolitana como case.

Liderança: Emily Hosek (GIZ)

 

16h30 às 16h45                  Coffee break

 

16h45 às 17h15                  Relato dos grupos de discussão e próximos passos

 

17h15 às 17h30                  Encerramento

Marco Simões, diretor executivo da SDSN Brasil

Rodrigo Medeiros, chair da SDSN Brasil e vice-presidente da CI-Brasil

 

Serviço

Evento: Fórum Nacional SDSN Brasil – ODS 11+: A implementação da pauta do ODS Urbano no Brasil – avanços e soluções

Dia: 24 de novembro de 2016

Horário: Das 9h às 17h.

Local: Biblioteca Parque Estadual - Av. Pres. Vargas 1.261 - Centro, Rio de Janeiro/RJ.

 

Informações para imprensa

 

Carlos Cruz

Atendimento de Contas

55 (21) 3206-6223 / 97218-9986

carloscruz@textual.com.br

 

Andréa Copolilo

Gerente de Atendimento

55 (21) 3206-6219

andreacopolilo@textual.com.br