Concurso Cultural Adote Abrolhos divulga vencedores

Criadores das duas frases escolhidas viajarão ao Arquipélago dos Abrolhos

Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2014 —

As frases “(A)rea de (B)iodiversidade (R)ica que (O)stenta (L)indos corais que (H)omem nenhum (O)usou (S)onhar. Esse é  ABROLHOS, tesouro descoberto da terra, do céu e do mar!", de Camila Mendes, e “Região de Abrolhos, pois ela é uma joia rara, valor sem precedentes, beleza preciosa, biodiversidade grandiosa e para o planeta, uma herança maravilhosa!”, de Everton S. Ferreira, venceram o Concurso Cultural Adote Abrolhos, promovido pela Campanha “Adote Abrolhos – É do Brasil. É do mundo. É nosso”.

Os dois vencedores serão contemplados com uma viagem de dois dias para o arquipélago dos Abrolhos, no sul da Bahia, com direito a um acompanhante cada. Na oportunidade, eles terão a possibilidade de avistar as baleias jubarte, que até novembro se concentram na região para reprodução.

Camila e Everton completaram o álbum de figurinhas digital Adote Abrolhos (www.fantom.ie/Abrolhos) e responderam: Qual é a região brasileira que detém a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e por que ela é nosso grande tesouro? As duas frases foram selecionadas por um comitê avaliador composto por sete integrantes da CI-Brasil, da Fundação SOS Mata Atlântica e consultoria externa.

A campanha

Uma iniciativa da Aliança para Conservação Marinha - parceria entre as organizações ambientais Conservação Internacional (CI-Brasil) e Fundação SOS Mata Atlântica, a campanha “Adote Abrolhos – É do Brasil. É do mundo. É nosso.” foi realizada entre janeiro e setembro de 2014, com o objetivo de aumentar a proteção da região dos Abrolhos, importante para a biodiversidade e a economia brasileiras.

Entre as principais conquistas da campanha, se destaca a conquista de mais de 10 mil assinaturas na petição AVAAZ (http://bit.ly/abrolhos2014), que pede às autoridades competentes o efetivo funcionamento das unidades de conservação na região e a retomada do processo de ampliação da proteção de Abrolhos com a criação de novas áreas marinhas protegidas.

A campanha foi criada pela Agência Africa e contou com a parceria de mais de 20 instituições nacionais e locais, entre elas: Associação Ambiental Voz da Natureza, Associação Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras (Amex), Avenida Filmes, Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem), Ecomar, Greenpeace, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Instituto Amigos da Biosfera da Mata Atlântica, Instituto Baleia Jubarte, Instituto Bioma Brasil, Instituto e, Instituto Meros do Brasil, Movimento Cultural ArteManha, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), Pangea, Patrulha Ecológica, Projeto Albatroz, Projeto Coral Vivo, Projeto Meros do Brasil, Projeto Tamar,  além da operadora de turismo Horizonte Aberto e do Hotel Marina Porto Abrolhos, de Caravelas. A campanha conta ainda com o apoio da Foundation Veolia Environment e do The Pew Charitable Trusts.

Texto: Ana Cíntia Guazzelli