CI promove seminário sobre água e agricultura

Evento trará debate sobre os desafios para proteção de recursos hídricos e exemplos bem sucedidos no meio agrícola

Brasília, 14 de agosto de 2013 —

No próximo dia 20 de agosto, terça-feira, acontece o Seminário Água e Agricultura - Desafios para o Agronegócio e a Proteção do Capital Natural, em São Paulo (SP), no WTC Eventos Center (salas 3 e 4), localizado na Av. das Nações Unidas, 12.551. O encontro será aberto a um público de 100 pessoas, composto por representantes de áreas chave para a sustentabilidade no campo. Entre os palestrantes e debatedores estarão o superintendente-adjunto de Regulação da Agência Nacional de Águas Patrick Thadeu Thomas, o especialista em agronegócio e bioenergia Marcos Jank e o pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e do Ministério da Ciência e Tecnologia Arnaldo Carneiro Filho. 

 

O evento, realizado pelo Programa Produzir e Conservar, uma parceria da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) e da Monsanto do Brasil, promoverá um debate sobre o uso da água e proteção deste capital natural na paisagem do agronegócio. A preocupação com o abastecimento de água para a agricultura tem crescido em todos os setores, já que hoje a agricultura é o maior consumidor de água-doce no Brasil e no mundo. Os cenários de mudanças climáticas tornam a situação ainda mais complexa. Durante o encontro, especialistas mostrarão exemplos de como o Brasil e outros países têm enfrentado esse problema, e como a escassez desse recurso pode afetar o agronegócio e os ecossistemas no Brasil.

 

O Programa Produzir e Conservar teve início em 2008, prevendo investimento em US$ 13 milhões em ações de conservação nos corredores de biodiversidade do Jalapão-Oeste da Bahia (Cerrado) e do Nordeste (Mata Atlântica). Essas regiões foram escolhidas como alvo por apresentarem rica diversidade biológica, além de serem territórios desafiadores do ponto de vista da dinâmica socioeconômica no campo e da busca pela sustentabilidade na produção de culturas agrícolas tradicionais no país, como a cana-de-açúcar, a soja e o algodão.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Evento: Seminário Água e Agricultura

Local: WTC Eventos Center (salas 3 e 4) - Av. das Nações Unidas, 12.551, São Paulo (SP)

Data: 20 de agosto, terça-feira

Horário: 8h30 às 13h

 

 

8h30 – Cadastramento

9h – Welcome coffee

9h30 – Apresentação André Guimarães, diretor executivo da Conservação Internacional e Maria Claudia Souza, diretora de Assuntos Corporativos da Monsanto

10h – Palestra de Patrick Thadeu Thomas, superintendente-adjunto de Regulação da Agência Nacional de Águas

10h40 – Palestra de Marcos Jank, especialista em agronegócio e bioenergia

11h10 – Break

11h20 – Debate Desafios para o Agronegócio e a Proteção do Capital Natural, com participação de Arnaldo Carneiro Filho, pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e do Ministério das Ciências e Tecnologia, Humberto Santa Cruz, prefeito de Luís Eduardo Magalhães (AL), que desenvolve a Campanha LEM APP 100% Legal, Gabriela Burian, diretora global de Ecossistemas Agrícolas Sustentáveis da Monsanto, e Edmundo Barbosa, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba.

Mediação de Tobias Ferraz, jornalista e editor-chefe do Terraviva Sustentável (Grupo Bandeirantes de Comunicação).

13h - Encerramento

 

Mais informações com assessoria de imprensa da CI-Brasil

 

Marcele Bastos (31) 3261 3889 mbastos@conservacao.org

 

Sobre a Conservação Internacional

A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada em 1987, com o objetivo de promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza – nossa biodiversidade global – amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo. Como uma organização não governamental (ONG) global, a CI atua em mais de 40 países, distribuídos por quatro continentes. Em 1988, iniciou seus primeiros projetos no Brasil e, em 1990, se estabeleceu como uma ONG nacional. Possui escritórios em Belo Horizonte-MG, Belém-PA, Brasília-DF e Rio de Janeiro-RJ, além de uma unidade avançada em Caravelas-BA. Para mais informações sobre os programas da CI no Brasil, visite www.conservacao.org ou siga-nos no twitter @CIBrasil e facebook Conservação Internacional CI-Brasil