CI contrata assistente em agroecologia

Profissional vai desenvolver atividades técnicas ligadas aos projetos do Programa da Amazônia no estado do Amapá

Brasília, 23 de janeiro de 2013 —

A CI-Brasil abriu vaga para assistente em agroecologia. O profissional vai desenvolver atividades técnicas ligadas aos projetos do Programa da Amazônia no estado do Amapá.

O contratado deverá exercer suas funções em Macapá e municípios do interior do Amapá, inicialmente com foco no desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis (agroecologia e manejo de recursos naturais) junto a comunidades dos municípios de Serra do Navio e Porto Grande.

Contexto:

Desde 2009 a CI-Brasil vem desenvolvendo projeto de desenvolvimento sustentável na região da Floresta Nacional do Amapá, com foco em comunidades rurais dos municípios do Centro-Oeste Amapaense.

No ano de 2011 a organização e seus parceiros desenvolveram capacitações em legislação ambiental para pequenos produtores rurais das comunidades do Ramal da Serra, município de Serra do Navio. Cerca de 40 produtores foram capacitados. A partir do conhecimento sobre os aspectos legais de gestão de sua propriedade rural, o próximo passo é melhorar ambientalmente a produção por meio de práticas agroecológicas. Paralelamente, na calha do rio Araguari do município de Porto Grande, foram realizados diversos estudos e capacitações sobre o potencial produtivo do açaí, tradicionalmente explorado na região da FLONA do Amapá. Também foi implementado um projeto de meliponicultura, visando iniciar um processo de enriquecimento de quintais que pudesse garantir a diversificação da produção e a segurança alimentar das unidades familiares da região.

Pré-Requisitos:

Formação Técnica ou Acadêmica em Ciências Agrárias, Florestais ou áreas afins.

Experiência em implementação de projetos de agroecologia, sistemas agroflorestais, meliponicultura e manejo de açaizais nativos. Experiência em assistência técnica/ extensão rural junto a produtores de comunidades rurais, com ênfase em projetos de agroecologia.

Habilidade para redigir relatórios e documentos técnicos.

Conhecimento básico de informática, com preferência em Microsoft Office em ambiente Windows.

Possuir CNH categoria B.

Residir no Estado do Amapá.

Disponibilidade para longas viagens de campo.

Responsabilidades:

Desenvolver capacitações sobre agroecologia, sistemas agroflorestais e manejo de açaizais nativos.

Promover constante assistência técnica junto a produtores agroextrativistas.

Articular, mobilizar e envolver quadros de técnicos-extensionistas rurais de órgãos do governo do Amapá no desenvolvimento dos projetos.

Apoiar a elaboração de documentos de divulgação dos resultados dos projetos da CI-Brasil no Amapá.

Redigir, avaliar e/ou consolidar relatórios técnicos que contribuem para a implementação dos projetos.

Junto com o staff técnico do Programa Amazônia, apoiar atividades que a CI-Brasil empreenda em parceria com o governo do Amapá.

Apoiar o staff técnico do programa Amazônia e demais diretorias da CI-Brasil na agenda de cooperação com a política ambiental do Amapá.

Etapas do Processo Seletivo:

Inscrição (enviar currículos até 28/01/2013)

Análise de Currículo

Entrevista

Dados da vaga:

Tipo de Vaga: Profissional

Perfil de Profissional: Técnico ou Superior em Ciências Agrárias, Florestais, afins

Vagas: 01 vaga

Salário: Não Informado/ A Combinar (compatível com o cargo e funções)

Contrato: de 1 ano (por prazo determinado), com possibilidade de extensão

Benefícios: Plano de saúde subsidiado para o candidato e seus dependentes diretos, plano de previdência privada subsidiado, vale alimentação/ refeição, seguro de vida

 

Não serão analisados currículos encaminhados sem pretensão salarial. Por gentileza, somente enviar currículo profissionais que se encaixem no perfil, de forma a economizar seu tempo e do recrutador.

Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo reduzido (max. 3 páginas) e carta de intenções com pretensão salarial em anexo, sob o Assunto: “Candidato(a) Assistente de Projeto de Agroecologia”, A/C Josinei Garcia para j.garcia@conservacao.org, ou para:

Universidade Federal do Amapá, PPGBio/ Bloco T/ Sala 5

Rodovia JK, km 2, Jardim Marco Zero

CEP 68.903-419

Macapá – AP.