Biomas brasileiros inspiram samba enredo

Neste sábado (22/02), no tradicional “Feijão do Noel” na quadra da escola, atual campeã do carnaval carioca e organização de proteção ambiental comemoram a aliança que levará para a Sapucaí a diversidade ambiental e cultural do país

Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2014 —

A escola de samba campeã do carnaval carioca em 2013, com uma homenagem ao agricultor brasileiro, foi buscar inspiração na natureza e no folclore do país para criar o enredo deste ano. De autoria de Cid Carvalho e Alex Varela, ‘Retratos de Um Brasil Plural’ trata da integração e das múltiplas relações de inter-dependência entre o ser humano e o ambiente no qual se insere. Natureza e cultura, paisagens e folclores, biodiversidade e sociedade, tudo junto e misturado. É o maior show da terra expressando uma das maiores diversidades do planeta!

Inspirada pelo livro ‘Biomas Brasileiros: Retratos de um país plural’, parceria da Conservação Internacional com a editora Casa da Palavra – segundo lugar no Prêmio Jabuti 2013, categoria Ciência – pelos ensinamentos do historiador e antropólogo Câmara Cascudo e pela luta do seringueiro e ambientalista Chico Mendes, é a primeira vez que uma escola de samba aborda a natureza brasileira de maneira tão completa e integrada à cultura.

Em conjunto, os biomas brasileiros abrigam cerca de 20% das espécies do planeta, protegem 12% da água doce do mundo e contribuem para a estabilidade do clima e a garantia de sobrevivência na Terra. “Em tempos de mudanças climáticas, o tema escolhido pela Unidos de Vila Isabel ressalta que valorizar e proteger nossas populações tradicionais e a sua cultura são as melhores maneiras de preservar a verdadeira natureza do Brasil”, afirma Beto Mesquita, diretor do programa Mata Atlântica da Conservação Internacional.

Para selar a parceria, neste sábado, dia 22, no tradicional Feijão do Noel, integrantes da escola e da Conservação Internacional, uma das maiores e mais importantes organizações de proteção ambiental do mundo, presente em mais de 40 países e há 25 anos no Brasil, estarão celebrando esta, da qual se espera que renda frutos além de um belo desfile na segunda-feira de carnaval. No único país do mundo com nome de árvore, cultura e meio ambiente têm um encontro marcado na passarela do samba.

Serviço:

Evento: Feijão do Noel

Dia:  Sábado, 22/02

Horário:  à partir das 13 horas

Local: Quadra do GRES Unidos de Vila Isabel, no Boulevard 28 de Setembro, 382, em Vila Isabel.

Contatos:

Conservação Internacional:  

Beto Mesquita

Tel: (21) 99361-3312

c.mesquita@conservacao.org