Intro Photo Large

Remove this module

Section Info

EditPhoto Title:Iniciativas em Mapitoba
EditPhoto Description:
EditImage Url:/global/brasil/iniciativas-atuais/PublishingImages/Pages/mapitoba/ci_51143183_Full.jpg
EditImage Description:
EditPhoto Credit:© Olaf Zerbock
EditPhoto RenditionID Small:5[Optional]
EditPhoto RenditionID Webkit:6[Optional]
EditPhoto RenditionID Medium:7[Optional]
EditPhoto RenditionID Portrait:8[Optional]
EditPhoto RenditionID Large:9[Optional]

Perfil dos Ecossistemas do Cerrado


O bioma Cerrado é considerado um dos hotspots globais para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. No Brasil, sabemos que o imenso capital natural desta região, aliado à tecnologia dos setores produtivos, são essenciais para o desenvolvimento do país, para a prosperidade das atividades econômicas e para o bem estar duradouro da população. A responsabilidade por planejar e implementar um modelo sustentável de desenvolvimento, com estratégias claras de conservação dos ativos ambientais e respeito aos patrimônios social e cultural, deve ser compartilhada pelos mais diversos setores da sociedade.

Atento a este desafio, o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos  (CEPF, na sua sigla em inglês), planeja investir entre 5 e 10 milhões de dólares, ao longo dos próximos 5 anos (2016-2020), em ações que promovam a proteção do capital natural (biodiversidade e serviços ecossistêmicos), modos de produção e manejo sustentáveis e melhores práticas de governança territorial, com vistas à ampliação da proteção e resiliência do bioma.

Para identificar as melhores e mais promissoras oportunidades de investimentos para o CEPF, estamos construindo o documento "Perfil dos Ecossistemas do Cerrado", a partir da compilação analítica dos dados e informações disponíveis e de um amplo processo de consulta com diferentes atores interessados no bioma. A responsabilidade por este trabalho é compartilhada entre a Conservação Internacional e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

O Cerrado é o segundo bioma brasileiro em tamanho, cobrindo 21% do território nacional e abrigando 28 milhões de pessoas. Possui importância fundamental para a produção de água e, nas últimas décadas, se tornou a principal região de produção de commodities agrícolas do país. A conciliação entre produção e proteção do capital natural, por meio de uma governança territorial sólida, eficiente, justa e inclusiva, representam as bases que poderão assegurar sustentabilidade e bem-estar duradouro.

Resultados esperados: Perfil dos Ecossistemas do Cerrado elaborado e validado por diferentes segmentos da sociedade, sendo assumido como documento estratégico para a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma. Um produto complementar a esta etapa será a construção de uma visão de longo prazo para investimentos no bioma, a partir do primeiro ciclo de cinco anos dos investimentos do CEPF.

Parceiros: Fundo de Parceria de Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

 

Iniciativas em outros territórios



Home