​​

Intro Photo Large

Remove this module

Section Info

EditPhoto Title:Programa Bolsa Verde
EditPhoto Description:
EditImage Url:/global/brasil/PublishingImages/ci_62259881_Full.jpg
EditImage Description:
EditPhoto Credit:© Tatiana Martins
EditPhoto RenditionID Small:5[Optional]
EditPhoto RenditionID Webkit:6[Optional]
EditPhoto RenditionID Medium:7[Optional]
EditPhoto RenditionID Portrait:8[Optional]
EditPhoto RenditionID Large:9[Optional]
 

O Brasil tem experimentado um crescimento econômico positivo nas últimas décadas e tem alcançado resultados de desenvolvimento sociais e econômicos relevantes. Ao mesmo tempo, o país ainda tem muitos desafios ambientais, dado o seu rápido processo de urbanização, a pobreza nas zonas rurais e o esgotamento dos recursos naturais. Para garantir um crescimento sustentado, o governo tem procurado combinar programas que se concentram em aceleração de crescimento econômico, redução da pobreza, segurança social e proteção ambiental.


O Bolsa Verde - Programa de Apoio à Conservação Ambiental (integrante do Plano Brasil Sem Miséria) foi lançado pelo governo brasileiro em 2011 com o objetivo de incentivar a conservação dos ecossistemas. Em áreas pré-definidas pelo programa, territórios são mantidos e usados de forma sustentável, provendo a cidadania, bem como a melhoria das condições de vida e aumento da renda da população em situação de extrema pobreza que realiza atividades de conservação do capital natural em áreas rurais. 73 mil famílias serão beneficiadas pelo programa. Desde 2011, o Programa Bolsa Verde já beneficiou 54 mil famílias (dados de janeiro/2014) em áreas protegidas de uso sustentável, projetos de assentamentos sustentáveis ​​e territórios tradicionais.


A fim de avaliar o impacto do programa junto às famílias envolvidas, a CI-Brasil, em parceria com o Centro Internacional de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CIntEDS/UFRRJ​), realiza o acompanhamento sistemático das famílias beneficiárias e não-beneficiárias nas áreas específicas, bem como a divulgação dos resultados através de seminários nacionais e intercâmbio de experiências em nível regional com outros países para desenvolver uma rede de programas que visam a redução da pobreza e o aumento da distribuição de renda.


Resultados esperados:


  • Monitoramento amostral do Programa Bolsa Verde;

  • Acompanhamento do impacto do programa em nível familiar;

  • Execução do Seminário Nacional do Programa Bolsa Verde;

  • Execução do Seminário Regional para Difusão e Troca de Experiência.


Parcerias: Ministério do Meio Ambiente (MMA), Centro Internacional de Estudos de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CIntEDS/UFRRJ​).​