ZECA CAMARGO É

O GELO

 

QUANDO O AQUECIMENTO SE TORNA REALIDADE, PRECISAMOS OUVIR​

O derretimento do gelo do mar

Ao longo do ano, o mar de gelo nas regiões polares - que abrange uma média de três vezes a área do Brasil - permite a produção de algas que são a base da teia alimentar do Ártico. O gelo oferece refúgio para a migração de aves marinhas, áreas de alimentação para focas, ursos polares e outras espécies importantes, além de estoques de nutrientes para os peixes. O aumento das emissões de carbono provenientes de atividades humanas está causando o aquecimento da atmosfera da Terra, derretendo o gelo polar e afetando negativamente esses habitats vitais. O gelo polar ganha espessura durante o inverno e derrete parcialmente durante o verão e outono; com o aquecimento global no ritmo atual, o Oceano Ártico pode ficar totalmente sem gelo durante o verão, deixando comunidades costeiras expostas a tempestades.

 

Elevação do nível do mar

Quando a água se aquece e o gelo derrete, o nível do mar sobe - ameaçando as comunidades, habitats e espécies desde o Ártico até as ilhas do Pacífico e todo o imenso litoral brasileiro. Até o final do século, o nível do mar poderá subir até 120 centímetros devido à expansão térmica - a água do mar se expande quando aquece – e o aumento do degelo das geleiras e calotas polares continentais. O aumento de 1,1 °C na temperatura da superfície do mar esperado até 2025 só irá acelerar o derretimento das calotas de gelo.

 

Comunidades vulneráveis

A mudança climática é um problema global - mas as regiões mais baixas do mundo enfrentam as ameaças mais urgentes para a sua subsistência. A água que vem do gelo derretido combinada com a expansão da água mais quente está provocando a rápida ascensão do nível do mar, deixando nações insulares e comunidades costeiras propensas à erosão da costa, inundações e tempestades violentas. Estas populações costeiras – que globalmente representam mais que o triplo da população do Brasil - contribuem minimamente para as alterações climáticas, mas são os mais afetados. Os cidadãos de Kiribati, uma nação insular do Pacífico, estão entre primeiros refugiados do mundo deslocados devido à subida do nível do mar; até 30 por cento dos manguezais do país podem ser perdidos até 2100.

 

COMPREENDER O GELO DO PLANETA - ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS

​A Conservação Internacional está trabalhando mais do que nunca para entender, como mitigar e adaptar-se aos impactos das alterações climáticas, incluindo o aumento do nível do mar causada em parte pelo derretimento do gelo da Terra. Através da ciência, de análise de políticas e de parcerias, nós promovemos e damos subsídios a iniciativas para proteger ecossistemas locais e assegurar o bem-estar das populações afetadas.​

 

Compartilhe!

Espalhe a mensagem da natureza em suas redes sociais!

 

Seja um doador!

Quer nos ajudar a construir um planeta mais saudável e sustentável? Junte-se a nós!