Fundo Amapá

Áreas protegidas para a prosperidade do povo Amapaense

 

O Estado mais conservado do Brasil ganhou mais uma ferramenta para a gestão efetiva de suas áreas protegidas. O Fundo Amapá, lançado em junho de 2015, é uma parceria entre a CI-Brasil, o Governo do Estado do Amapá e o Funbio e visa contribuir para a sustentabilidade financeira das áreas protegidas do estado.

O mecanismo usado pelo Fundo Amapá é do tipo endowment, onde o recurso principal é permanente e tem a função de gerar rendimentos contínuos. Estes rendimentos são aplicados em projetos de consolidação, manutenção, gestão e produção sustentável nas Unidades de Conservação e beneficiará associações de extrativistas, manejadores, pescadores e, no futuro, também comunidades indígenas. Beneficiando as populações tradicionais e locais, o Fundo Amapá proporcionará suporte ao bem-estar a milhares de famílias que vivem no Estado.

O Funbio concebeu tecnicamente o Fundo Amapá, bem como seus arranjos institucionais e de governança, com acompanhamento político do governo do Estado do Amapá e da CI-Brasil, que aportou inicialmente 5 milhões de reais, por meio do Global Conservation Fund (GCF). O Fundo Amapá foi estruturado visando a captação de novos e diversificados recursos, agilidade de execução e flexibilidade para a alocação financeira para as áreas protegidas, de forma que seu funcionamento seja adaptável à conjuntura e às reais necessidades das Unidades de Conservação do Estado do Amapá.

Inicialmente, o Fundo do Amapá priorizará as Unidades de Conservação Estaduais, beneficiando a sociedade economicamente, socialmente e ambientalmente. A estrutura de governança do Fundo conta com um Conselho Deliberativo composto por cinco representantes da sociedade civil e cinco órgãos do poder público do Amapá e terá a função de deliberar sobre a gestão do fundo e o apoio a projetos.

 

Sobre o Amapá:

Com uma área protegida de mais de 10 milhões de hectares, distribuída em doze unidades de conservação (federais, estaduais e municipais) e cinco terras indígenas, o Amapá tem mais de 70% de seu território sob proteção formal. Além disso, o Estado é o mais conservado da Amazônia com cerca de 98% de florestas primárias, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).